Regulamento

Regulamento

1. O concurso de fotografia Insitu 2026 | XV Festival de Imagem de Natureza de Vouzela é aberto a todos os fotógrafos, amadores ou profissionais, de nacionalidade portuguesa ou com residência em território nacional.

2. Para participar é necessário registar-se no website do Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela em https://insituvouzela.com

3. No ato da inscrição, todos os candidatos devem aceitar as normas do presente Regulamento.

4. Cada candidato pode enviar, no máximo, 4 imagens por categoria, num total de 40 imagens.

5. Para a efetivação da inscrição no concurso, os participantes devem proceder ao pagamento do valor de inscrição, fixado em 10,00 € (dez euros) por participante.

6. Para os participantes menores de idade (com idade igual ou inferior a 17 anos até 31 de dezembro de 2025), está reservada a categoria ‘Jovem Fotógrafo do Ano’, para a qual necessitam da autorização expressa do Adulto Responsável, nos termos legais aplicáveis, que deve acompanhar a inscrição, não se aplicando as condições dos pontos 4 e 5. Os Adultos Responsáveis assumem a responsabilidade pela veracidade dos dados fornecidos e pelo cumprimento das normas do presente regulamento, bem como autorizam o tratamento dos dados pessoais do menor estritamente para efeitos de participação no concurso, nos termos do Regulamento (UE) 2016/679 (RGPD).

7. A submissão das fotografias a concurso será feita através do website oficial.

8. O júri poderá pedir, aos candidatos, esclarecimentos adicionais acerca das suas fotografias a concurso.

Imagens

1. Aceitam-se apenas arquivos digitais. A edição/tratamento da imagem é permitida, estando limitada ao ajuste de parâmetros básicos, tais como contraste, brilho, saturação, recorte, limpeza de sujidade do sensor, redução de ruído e ajustes das tonalidades e das curvas de níveis. É permitido o recorte (crop), desde que o enquadramento original da fotografia não seja alterado de forma significativa e que a imagem final tenha, no lado maior, uma dimensão mínima de 3.000 píxeis. São admitidas imagens panorâmicas realizadas com mais do que uma fotografia, bem como o empilhamento digital de fotos (foco e/ou exposição), sendo para tal necessário o envio de todos os ficheiros originais, caso seja finalista. Apenas são aceites duplas exposições “in camera” na categoria ‘Arte fotográfica’.

2. Não serão aceites imagens digitalmente manipuladas, não estando dentro dos limites estabelecidos no ponto 1.

3. Molduras, assinaturas e marcas de água não são permitidas.

4. As imagens devem ser enviadas em JPG, em baixa resolução. Cada imagem deve ter no lado maior 1 920 píxeis e não deve ultrapassar os 3 MB. Não é necessário colocar o nome nos arquivos a enviar a concurso.

5. Caso as imagens enviadas sejam aprovadas na pré-seleção, o participante será notificado por correio eletrónico. Neste caso, as imagens a enviar serão os arquivos RAW ou JPG originais. Se os participantes não enviarem os originais, as imagens selecionadas serão desclassificadas. Serão também solicitadas nesta fase as imagens em alta resolução (mínimo 300dpi), no formato JPG ou TIFF, que devem ter, no mínimo, 3.000 píxeis no lado maior. O espaço de cor deve ser Adobe RGB (1998).

6. São admitidas imagens captadas em qualquer parte do mundo, à exceção das categorias “Paisagem” e “Homem e Natureza” que estão limitadas ao território português, e “Parque Natural Local Vouga-Caramulo”, limitada aos limites geográficos desta Área Protegida.

7. Cada imagem submetida a concurso terá obrigatoriamente de ser acompanhada de uma breve descrição (processo de captação, contexto, relevância) e respetiva localização (concelho e país). De forma adicional, e caso se justifique, deverá ser descrita a técnica fotográfica utilizada, em campo opcional.

8. Não são admitidas imagens de animais domésticos ou em cativeiro.

9. Não serão admitidas imagens já premiadas em concursos, quer sejam nacionais ou internacionais.

10. A seleção das imagens será composta por 3 fases: - Pré-seleção; - Finalistas; - Premiadas e menções honrosas.

11. O Júri pode decidir atribuir prémio a uma imagem que se enquadre numa categoria diferente à qual foi submetida.

Utilização das Imagens

1. Os autores das imagens premiadas continuam a deter os seus direitos.

2. A organização do festival terá o direito de utilizar gratuitamente as imagens vencedoras ou destacadas no concurso, para publicação do catálogo do concurso, exposição e plataformas digitais do Insitu, assim como possíveis materiais de promoção do evento. Sempre que as imagens são utilizadas para os fins acima mencionados, a autoria das imagens constará nestas publicações.

3. Os autores das imagens vencedoras e menções honrosas, cedem gratuitamente a publicação nas plataformas digitais da empresa TotalEnergies, para promoção do concurso. Nas imagens constará sempre o nome dos autores.

4. Na categoria Parque Natural Local Vouga-Caramulo, as imagens vencedoras podem ser utilizadas pela organização e Município de Vouzela para promoção desta Área Protegida, sempre mencionando os autores das imagens.

Categorias

- Paisagem:

Pretende-se destacar a imponência de um cenário natural ou uma visão mais intimista da paisagem, procurando enaltecer a beleza e diversidade dos ecossistemas existentes em território português.

 

- Aves:

As formas peculiares e cores magníficas das aves, as suas exibições nupciais, as dinâmicas da migração, a elegância do voo e as lutas dramáticas por alimento são oportunidades que podem ser exploradas nesta categoria.

 

- Mamíferos:

Desde os pequenos e frenéticos micromamíferos aos grandes carnívoros de topo, o mundo dos mamíferos é intrigante e fascinante. Esta categoria pretende enaltecer o carácter e a beleza dos animais, elucidando sobre o seu comportamento e retratando-os no seu habitat natural.

 

- Répteis e Anfíbios:

Com escamas ou de pele nua, os répteis e anfíbios ocupam uma multiplicidade de habitats. Estes animais, geralmente desconhecidos e incompreendidos, são peças fundamentais nos ecossistemas em que estão inseridos. Pretende-se que a criatividade do fotógrafo seja capaz de obter imagens de grandes planos, de ação ou do animal no seu ambiente natural.

 

- Invertebrados:

Pequenos no tamanho, mas gigantes na importância ecológica, os invertebrados são protagonistas discretos dos nossos ecossistemas. Esta categoria desafia o olhar atento do fotógrafo para revelar a complexidade das suas formas, cores e comportamentos - seja no voo de uma borboleta, na teia de uma aranha ou na minúcia de um inseto camuflado. Procura-se enaltecer a diversidade e o papel essencial destes seres enigmáticos na manutenção da vida natural.

 

- Flora e fungos:

Esta categoria visa chamar a atenção para a beleza e singularidade das plantas e fungos, bem como das adaptações aos diversos habitats que ocupam. Dado a sua natureza séssil, estes seres despertam ao fotógrafo uma maior criatividade, permitindo criar perspetivas únicas.

 

- Fotografia Subaquática:

O mundo subaquático revela-nos formas de vida e paisagens quase oníricas, invisíveis a quem vive à superfície. Esta categoria convida à descoberta dos ecossistemas marinhos e dulçaquícolas, valorizando a biodiversidade escondida sob a água. Pretende-se que as imagens transmitam a beleza, o mistério e a fragilidade deste universo silencioso, onde luz e movimento se conjugam em composições únicas. Apenas nesta categoria é permitida a submissão de imagens cuja técnica de captura implica a submersão total ou parcial do equipamento fotográfico.

 

- Arte fotográfica:

Esta categoria destina-se a imagens que procurem expressar cores e formas, para além da mera representação. Aqui, os fotógrafos poderão expressar o seu ponto de vista individual, as suas considerações estéticas e o seu fascínio pela experimentação fotográfica. Nesta categoria são admitidas duplas exposições “in-camera”.

 

- Homem e Natureza - O impacto dos incêndios nos ecossistemas:

Os grandes incêndios florestais são uma das maiores ameaças à biodiversidade e à resiliência dos ecossistemas. Esta categoria pretende refletir sobre as consequências do fogo na paisagem e na vida selvagem, mas também sobre a capacidade de regeneração da natureza. Através da fotografia, procura-se um olhar sensível e consciente que revele o impacto, a destruição e a esperança presentes no renascer dos territórios afetados.

 

- Parque Natural Local Vouga-Caramulo:

Montanhas, rios, bosques caducifólios e uma enorme diversidade de flora e fauna são elementos associados a esta área protegida e um cartão de visita para os amantes da natureza. Pretende-se, através da imagem, dar visibilidade a este Parque Natural, despertando consciências com a sensibilidade e criatividade de cada participante. Nesta categoria, os participantes terão que submeter imagens que incluam paisagens deste Parque ou de fauna e flora características deste território.

 

- Jovem Fotógrafo do Ano:

(para participantes com idade igual ou inferior a 17 anos até 31 de dezembro de 2025)

Esta categoria pretende incentivar o olhar curioso e criativo das novas gerações, dando protagonismo aos jovens que encontram na fotografia uma forma de expressão e de descoberta do mundo natural. Procura-se premiar imagens que revelem sensibilidade, técnica e originalidade, refletindo a visão singular dos jovens sobre a natureza e despertando, ao mesmo tempo, o desejo de a compreender e proteger.*

 

*A participação nesta categoria está condicionada à entrega da autorização do Adulto Responsável, devidamente assinada e acompanhada da cópia do documento de identificação do mesmo. Sem esta autorização, a candidatura não será considerada válida. O documento deve ser transferido em https://tinyurl.com/4vp8y53z⁩, devidamente preenchido e enviado por email para festival@insituvouzela.com.

 

Prémios

  • TOTALENERGIES - FOTÓGRAFO de NATUREZA DO ANO - 1 500€
    Vencedor absoluto de entre as categorias a concurso.
  • Paisagem
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material Fotográfico
  • Aves
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material fotográfico
  • Mamíferos
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material Fotográfico
  • Répteis e Anfíbios
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material fotográfico
  • Invertebrados
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material fotográfico
  • Flora e Fungos
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material Fotográfico
  • Fotografia Subaquática
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material fotográfico
  • Arte Fotográfica
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material fotográfico
  • Homem e Natureza – O impacto dos incêndios nos ecossistemas
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material fotográfico
  • Parque Natural Local Vouga-Caramulo
    1º prémio - 750€
    2º prémio - Material fotográfico
  • Jovem Fotógrafo do Ano
    1º prémio - 500€ em vale
    2º prémio - Material fotográfico

Datas de Envio das Imagens

Abertura: 20 de novembro de 2025

Data-limite de envio: 20 de dezembro de 2025

Envio dos ficheiros originais: 25 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026

Decisão do Júri: 6 a 19 de janeiro de 2026

Notificação dos vencedores: 20 de janeiro de 2026

Entrega dos Prémios: 6 de fevereiro de 2026

Júri

O júri do concurso é constituído por três personalidades reconhecidas no campo da fotografia de natureza e vida selvagem:

- Jaime Culebras (ES)

- Nuno Cabrita (PT)

- Sascha Fonseca (DE)